O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ficou em primeiro
lugar entre os Institutos do Brasil, conforme o Web Ranking of
Universities, e em segundo no que diz respeito às instituições de ensino
do RN. O "Webometrics Ranking of World Universities"
é uma iniciativa do Laboratório Cybermetrics, um grupo de pesquisa
pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC),
maior corpo de pesquisadores da Espanha. O sistema classifica
universidades em todo o mundo, com base em um indicador composto que
leva em conta tanto o volume do conteúdo da instituição na web (número
de páginas e arquivos), quanto a visibilidade e o impacto destas
publicações online, de acordo com o número de inlinks externos (citações
do site) que receberam.
A lista tem como objetivo melhorar a presença das universidades e
instituições de pesquisa na internet e promover a publicação em acesso
aberto dos resultados científicos, sendo publicada desde 2004 e com
atualizações a cada janeiro e julho. Atualmente, ela fornece indicadores
para mais de 12.000 universidades em todo o planeta.
"O resultado indica que o Instituto, através dos trabalho de
estudantes e servidores, produz conteúdo relevante, o que atrai o
interesse de pesquisadores e da sociedade em geral", comemorou o reitor
do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa. Abrangendo tanto materiais como artigos
científicos, dissertações e teses como páginas de divulgação
institucional, o ranking considera o número de acessos ao material como
também compartilhamentos e citações. "É uma notícia para todos os nossos
pesquisadores, sejam estudantes ou servidores, que produzem
conhecimento e o repercute: em livros, artigos, comunicações em eventos,
páginas de redes sociais e na mídia como um todo", completou.
Para a Diretora de Regulação e Avaliação do Ensino, Tarcimária Gomes,
a posição no ranking comprova a qualidade do ensino e das ações
desempenhadas pela Instituição. A Diretora lembra no final de 2018, o
MEC renovou por oito anos o credenciamento para a oferta de cursos técnicos, superiores de graduação e de pós. Ainda sobre ensino superior, foco do ranking, conquistou o maior Índice Geral de Cursos (IGC) entre os Institutos Federais do Nordeste.
"Um dos fatores mais avaliados é a comunicação, tanto com a comunidade
interna quanto com a externa. A repercussão dos trabalhos que
desenvolvemos, como também o acesso a eles mostra que temos uma
comunidade de pessoas produzindo pesquisas relevantes e que a
Instituição tem respaldo e credibilidade", enfatizou.
PARA A ESTUDANTE
O reconhecimento não é surpresa para Gabrielly Souza, graduanda da
Licenciatura em Física, no Campus Natal-Central do IFRN: “é apenas o
retorno de todo amor e competência da instituição”, afirma. Gabrielly
conta que, como discente do Instituto, desde o Técnico Integrado,
percebe que a formação recebida não é apenas acadêmica, mas também
humana: “todo o esforço dos docentes para passar o melhor de si para
seus alunos resulta no comprometimento dos alunos com eles e com a
instituição”, completa.
PARA O SERVIDOR
"Sempre acreditei no potencial do IFRN, como um todo: desde os
servidores aos estudantes, que são nosso alvo. Desde sempre, o Instituto
trabalha de forma democrática, para melhorar a tríade do ensino, da
pesquisa e extensão", comenta Cleonilson Mafra, professor integrante da
Diretoria de Recursos Naturais (Diaren), do Campus Natal-Central. O
docente fala que o reconhecimento dado pelo Web Ranking of
Universities o fortalece e motiva a acreditar, realmente, na educação
pública de qualidade. "Nossos alunos merecem, nossos pais dos alunos
merecem, esse reconhecimento, essa bandeira da educação pública de
qualidade. É como eu sempre falo: ser docente, pesquisador e/ou aluno do
IFRN faz toda a diferença no mercado de trabalho. Eu sou muito
satisfeito em fazer parte do corpo docente, e também ser pesquisador
dessa Instituição, onde nós temos condições favoráveis ao trabalho",
conclui.
REPERCUSSÃO
A comunidade pode ter acesso a informações e conteúdos produzidos no
IFRN através das mídias institucionais, grande mídia e páginas de
divulgação científica, além de páginas de eventos. ACESSE:
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