I Interpolo foi um verdadeiro sucesso




É assim que avaliamos o Interpolo do Sertão Potiguar, promovido pelo polo Universitário de Marcelino Vieira, no dia 08 de junho. A atividade acadêmica foi pensada pelos polos de Marcelino Vieira, Martins e Luís Gomes, sendo o Polo de Marcelino Vieira o "promote" para realizar o primeiro encontro de polos UAB do sertão do Rio Grande do Norte. O encontro reuniu alunos dos três polos, onde puderam trocar experiências sociais e acadêmicas, participando de trilhas ecológicas, históricas e apresentações culturais, que duraram o dia todo. 

Pela manhã, logo após a recepção - lanche coletivo - os alunos e as equipes diretivas dos polos visitaram o Sítio Arqueológico do "João Brandinho", que registra alguns dos vestígios de gravuras rupestres dos primeiros habitantes do interior do Rio Grande do Norte, os índios Panatis. Neste mesmo local, houve atividades com os alunos do curso de Educação Física, com alongamentos e atividades físicas motoras. Além disso, tivemos explicações sobre a geografia e a historiografia do local, com participações de alunos do curso de Educação Ambiental, de História e professores da região.




Ainda pela parte da manhã, os alunos visitaram a Casa Grande da Fazenda "João batista", uma das poucas remanescentes do período colonial e construída pelos escravos. Lá, tiveram aulas sobre o povoamento português no interior do estado e as histórias políticas do local e que marcaram a política coronelista da região.

Ao meio dia, na Igreja Matriz de Santo Antônio, os alunos foram saudados com a apresentação da salva musical, tocada pela banda filarmônica "Padre João Batista". A apresentação é uma tradição da festa religiosa do padroeiro da cidade. 


Depois do almoço, os três polos se reuniram dentro da Igreja Matriz, onde tiveram uma apresentação sobre a religiosidade e a cidade sobre a perspectiva dos poetas locais. Foi um show de cultura popular.

Para fechar o evento, o grupo de capoeira "Malta Vieirense" fez uma apresentação e o professor Pedro Viana Júnior, a convite da coordenação, utilizou do espaço " Muro das Recordações" para rememorar as histórias e estórias do povo e dos locais que faziam parte da juventude vieirense.




A professora Francimeire Cesário, em nome de toda equipe que faz o Polo UAB de Marcelino Vieira, agradece a participação e o envolvimento de todos os alunos no evento. Agradece, também, a participação dos polos parceiros, Luís Gomes e Martins, pela participação e está sempre proativos a buscar o melhor para a formação acadêmica dos alunos.

Em breve mais fotos.




Comentários