Projeto de extensão leva grupo de idosos para conhecer o polo

Na última terça-feira, 22, os graduandos que integram o projeto de extensão do curso de História levaram o grupo de idosos a conhecer as instalações administrativa e pedagógica do Polo Universitário de Marcelino Vieira. 

Segundo a tutora orientadora do projeto, professora Ivanúbia Lopes, o encontro objetivava, além dos idosos conhecer o espaço universitário, desenvolver atividades lúdicas, interativas e laboratoriais com eles, através de exercícios físicos, dinâmicas de danças e, principalmente, atividades no laboratório de informática,  com jogos digitais e acesso a internet. A inserção dos idosos as novas tecnologias é parte da ação planejada do projeto de extensão, possibilitando o encontro dos tempos históricos, as brincadeiras manuais e artesanais do passado com os jogos digitais e tecnológicos do presente, ressaltou a professora Ivanúbia Lopes.

Nesse sentido, o encontro teve inicio com a recepção aos idosos pela equipe diretiva do polo e pelos graduandos do curso de História. A coordenadora do polo, professora Francimeire Cesário, deu boas vindas e falou sobre a satisfação de está recebendo o grupo de idosos, destacando o empenho dos graduandos em buscar uma melhor formação acadêmica, por meio de atividades de extensão. Depois das apresentações, os alunos do curso de Educação Física desenvolveram dinâmicas e atividades rítmicas e motoras com os idosos, promovendo um momento de descontração e relaxamento. 


Depois de ser servido um lanche coletivo, os graduandos de História levaram os idosos a conhecerem as dependências do polo, em particular o laboratório de informática, com ações planejadas com jogos digitais e acesso a internet. 

Para a graduanda Albertina Dias, um dos momentos marcantes da atividade, que envolvia o uso das novas tecnologias, foi a experiência de leva-los a realizar uma videoconferência, podendo praticar uma interação virtual entre eles, mostrando como funciona uma aula virtual ministrada por um professor em Natal.

Para isso acontecer, foram montados dois espaços com Tvs e computadores, e os idosos foram divididos em dois grupos. Em tempo real, foi realizada uma conexão virtual com os dois ambientes, onde os grupos de idosos conversam e se viam, deixando-os encantados e inseridos nas novas tecnologias.





Comentários