SEDIS e integrantes do Projeto “Sífilis Não” realizam programação especial para alertar sobre a prevenção a essa IST


Na manhã desta quinta-feira (17), colaboradores da SEDIS e pesquisadores do LAIS participaram de uma atividade de prevenção à Sífilis. Eles assistiram à palestra da médica infectologista, Mônica Bay, professora do Departamento de Infectologia do Centro de Ciências da Saúde da UFRN e pesquisadora do Projeto “Sífilis Não”. A especialista falou sobre a causa, a transmissão, o diagnóstico, o tratamento, a cura e as medidas preventivas relacionadas a essa infecção sexualmente transmissível.
O pesquisador do LAIS e do Projeto, Juciano Lacerda, que também é professor do Departamento de Comunicação da UFRN, aproveitou a oportunidade para falar sobre as estratégias comunicacionais empregadas na sensibilização das pessoas a respeito desse problema de saúde. Do lado de fora do auditório da SEDIS, uma equipe do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da universidade, coordenada pela enfermeira Celeste Rocha, realizou a testagem rápida para Sífilis.
A iniciativa está em sintonia com o que prevê a Lei nº 13.430/2017, a qual determina que o terceiro sábado do mês de outubro seja reservado para ações referentes ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A SEDIS resolveu antecipar, para o público interno, a chance de tirar todas as dúvidas sobre essa IST para que, dessa forma, essas informações possam ser multiplicadas.
A Secretária de Educação a Distância da UFRN e vice-coordenadora do Projeto, Carmem Rêgo, também fez a testagem rápida e destacou que programações como essa são realizadas para despertar o interesse das pessoas nos cuidados com o bem-estar e a saúde.
Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Comentários