Atividade de leitura e escrita é tema para mais uma ação do projeto de extensão de Pedagogia


A nova ação pedagógica do projeto de extensão do curso de Pedagogia foi trabalhar as habilidades de leitura e escrita com os alunos dos 5º anos da Escola Municipal Raquel Silva. A atividade contou com seis momentos pedagógicos, que foram devidamente planejados no polo, conforme a síntese do plano abaixo apresentada pela tutora orientadora, Norma Lúcia, ao nosso blog:

  • 1º momento Acolhida das crianças;
  • 2º momento – Apresentação de material didático - diversos textos como tirinhas e contos -  para despertar a curiosidade das crianças; 
  • 3º momento – Após a leitura individual, haverá um momento de socialização onde cada aluno irá fazer comentários sobre seu texto. Esses comentários serão de acordo com a compreensão e subjetividade de cada aluno. 
  • 4º momento – Por conseguinte, a professora irá fazer alguns questionamentos e os alunos tentarão identificar se no seu texto há o que ela está solicitando. Lembrando que essas respostas serão dadas oralmente e todos os alunos devem participar desse momento de troca de conhecimentos. Entre as perguntas, podemos citar as seguintes:
1.      O seu texto tem título?
2.      Quem são os personagens do seu texto?
3.      Você consegue identificar onde acontece a historia?
4.      Seu texto tem ilustração? Se sim comente sobre ela.
5.      Será que no seu texto tem algum verbo?
6.      Tem algum adjetivo no seu texto?
7.      E o narrador? É personagem ou observador?
8.      Você gostou do seu texto?

·         5º momento – Após essa roda de conversa sobre os textos, os mesmos serão expostos no quadro (colados por fita gomada) e será proposto que as crianças escrevam em uma folha 5 palavras ou frases que tenham relação com o texto lido, bem como fazer uma ilustração breve. 
             6º momento – As folhas com as respectivas palavras e ilustrações feitas pelos alunos deverão voltar para a ‘’sorveteria literária’’ e posteriormente a professora irá retirando uma por uma, mostrando a ilustração e lendo em voz alta as palavras ou frases descritas. Nesse momento,  os alunos deverão identificar de qual texto as palavras e ilustrações estão se referindo. 

Para a coordenação do Polo e a Direção da Escola, a atividade foi mais um sucesso. Integrou os graduandos e os alunos no processo ensino aprendizagem.



Comentários