A nova ação pedagógica do projeto de extensão do curso de Pedagogia foi trabalhar as habilidades de leitura e escrita com os alunos dos 5º anos da Escola Municipal Raquel Silva. A atividade contou com seis momentos pedagógicos, que foram devidamente planejados no polo, conforme a síntese do plano abaixo apresentada pela tutora orientadora, Norma Lúcia, ao nosso blog:
- 1º momento – Acolhida das crianças;
- 2º momento – Apresentação de material didático - diversos textos como tirinhas e contos - para despertar a curiosidade das crianças;
- 3º momento – Após a leitura individual, haverá um momento de socialização onde cada aluno irá fazer comentários sobre seu texto. Esses comentários serão de acordo com a compreensão e subjetividade de cada aluno.
- 4º momento – Por conseguinte, a professora irá fazer alguns questionamentos e os alunos tentarão identificar se no seu texto há o que ela está solicitando. Lembrando que essas respostas serão dadas oralmente e todos os alunos devem participar desse momento de troca de conhecimentos. Entre as perguntas, podemos citar as seguintes:
1.
O seu texto tem título?
2.
Quem são os personagens do seu texto?
3.
Você consegue identificar onde acontece a
historia?
4.
Seu texto tem ilustração? Se sim comente sobre
ela.
5.
Será que no seu texto tem algum verbo?
6.
Tem algum adjetivo no seu texto?
7.
E o narrador? É personagem ou observador?
8.
Você gostou do seu texto?
·
5º
momento – Após essa roda de conversa sobre os textos, os mesmos serão
expostos no quadro (colados por fita gomada) e será proposto que as crianças escrevam
em uma folha 5 palavras ou frases que tenham relação com o texto lido, bem como
fazer uma ilustração breve.
6º momento – As folhas com as respectivas palavras e ilustrações
feitas pelos alunos deverão voltar para a ‘’sorveteria literária’’ e
posteriormente a professora irá retirando uma por uma, mostrando a ilustração e
lendo em voz alta as palavras ou frases descritas. Nesse momento, os alunos deverão identificar de qual texto as
palavras e ilustrações estão se referindo.
Para a coordenação do Polo e a Direção da Escola, a atividade foi mais um sucesso. Integrou os graduandos e os alunos no processo ensino aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário