Atenção graduandos do curso de Pedagogia e demais interessados do tema - Centro de Educação lança capacitação sobre gestão e diversidade na escola


O curso de capacitação Gestão e diversidade na escola, do Centro de Educação da UFRN, está com inscrições abertas para alunos de graduação presencial ou a distância e demais interessados do tema. Os candidatos devem acessar a plataforma do curso e enviar ficha de inscrição para o e-mail gestaoediversidade2020@gmail.com. 
Na modalidade a distância, o curso acontece de abril a dezembro, com carga horária de 160 horas, dividido em 15 subtemas, todos eles voltados para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos, destacando o respeito à diversidade e à redução das desigualdades, por meio da construção de instituições escolares eficazes e responsáveis.
Outras informações podem ser obtidas no portal https://cursogestaoediversidade.webnode.com/ ou ainda neste e-mail.  

Conhecendo o curso:
O curso "Gestão e diversidade na escola: relações, processos e políticas públicas" contribui para a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS (ONU, 2015), pois se volta para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos assim como o respeito à diversidade e à redução das desigualdades por meio da construção de instituições escolares eficazes, responsáveis e inclusivas. Da mesma forma, relaciona-se a vários dos temas sugeridos para atividades de extensão, conforme Edital UFRN/PROEX no. 005/2019, como: 1) Formação de gestores e outros profissionais ligados ao espaço escolar; 2) Educação inclusiva e de não discriminação étnica, cultural, religiosa, política, de gênero, dentre outras, que envolvem o exercício da cidadania e a democracia; 3) Gestão educacional voltada para as práticas democráticas; 4) Educação para Direitos humanos; 5) Educação básica na rede pública.
A necessidade de uma formação específica para ser gestor escolar ou mesmo professor é algo recente, sobretudo, para o que hoje chamamos de anos finais do ensino fundamental e ensino médio, segmentos nos quais atuam os licenciados em áreas específicas, que não a área de Pedagogia. Hoje as discussões, por exemplo, sobre formação docente aprofundam-se de modo a articular saberes disciplinares e saberes pedagógicos no intuito de melhor aproximar formação docente no ensino superior e prática profissional no ensino básico, contexto escolar no qual o futuro professor deverá atuar. Contexto esse marcado pela diversidade e por toda uma série de relações nem sempre harmoniosas e com repercussões nos processos de ensino-aprendizagem.
Dessa forma é que o curso "Gestão e diversidade na escola: relações, processos e políticas públicas" objetiva contribuir com a formação tanto de licenciandos de todas as áreas quanto de professores e gestores escolares de Educação Básica, sobretudo, das redes públicas estadual e municipais de ensino do Rio Grande do Norte, no que se refere à temática da diversidade, abordando aspectos relativos a: direito à educação, gestão escolar, interdisciplinaridade e transversalidade, educação ambiental, educação inclusiva, Bullying, sexualidade, drogas, tecnologias e educação escolar, aprendizagem baseada em problemas, neurociências e educação, transtornos de aprendizagem, Base Nacional Comum Curricular, relações interpessoais na escola e resolução de conflitos no ambiente escolar, e, relações étnico-raciais.
As atividades do curso ocorrerão no período de dez meses (março a dezembro) com encontros presenciais e sessões de estudos programadas acerca de cada um dos 15 aspectos aqui elencados e considerados como subtemas do curso de capacitação, que estão, todos eles, relacionados às discussões sobre diversidade e educação.
Espera-se contribuir com a melhoria da formação docente tanto inicial quanto continuada bem como com a atuação dos profissionais da educação nas escolas básicas. Considerar, de forma intencional e sistemática o tema da diversidade nos cursos e programas de formação docente é condição necessária para a promoção de uma escola, de fato, inclusiva, promotora de uma educação cidadã, contextualizada, solidária, democrática e verdadeiramente de qualidade. Igualmente, destacamos a importância e necessidade de maior e melhor articulação entre atividades de ensino e extensão em prol da melhoria dos processos de formação de professores.
O curso tem carga horária total de 160 horas, sendo 135 relativas aos estudos com base em leitura de textos, assistência de vídeos e participação na plataforma de discussão do curso e 25 horas referentes à produção do artigo a ser entregue no último mês de atividades, por cada participante e sob a orientação da coordenadora do curso no decorrer de toda a ação de extensão.
O curso integra as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Diversidade (GEPHED) do Centro de Educação.

Comentários