Ações da UFRN contra o Coronavírus

Para enfrentar a situação de emergência provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniu uma importante força de trabalho para apoiar o estado a reduzir os impactos causados por essa crise mundial. Hospitais, centros, departamentos, laboratórios, núcleos, projetos de extensão e outros serviços se somaram à luta contra esse novo vírus.
Três mil testes para exames do novo Coronavírus foram adquiridos com recursos próprios da instituição e do seu Instituto de Medicina Tropical (IMT) para auxiliar o estado durante essa pandemia. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todas as amostras estão sendo coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN) e, em seguida, testadas no IMT e no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT).  Essa força-tarefa permite que o serviço do Lacen seja triplicado, assegurando resposta mais rápidas e maior acompanhamento do cenário da doença.
DACT e o IMT também estão testando para arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e outras doenças infectocontagiosas: Influenza (Influenza A – H1N1, Influenzavírus B e Influenza A subtipo H3N2), Adenovírus, Vírus sincicial respiratório, Metapneumovirus, entre outros. 
O Departamento de Farmácia da UFRN (DFARM) começou a produção de álcool para auxiliar os serviços de saúde do Estado durante a pandemia do Covid-19. A unidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) tem atuado com apoio de doações de empresas e indústrias. Por hora, toda a produção é voltada para o álcool líquido destinado à desinfecção de ambientes, mas uma empresa anunciou a doação de glicerina que permite a produção de álcool líquido para uso pessoal. 
Na mesma perspectiva, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) aguarda a chegada de substâncias para também produzir álcool. Com maior capacidade instalada para produção de até 11 mil litros por mês, o Núcleo é mais uma força de apoio às atividades do estado e dos municípios. Por falta de matéria-prima no mercado nacional, nenhuma das unidades está produzindo álcool em gel, por enquanto.
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) suspendeu consultas, exames e procedimentos eletivos por tempo indeterminado para servir de retaguarda ao Município durante essa crise. O Hospital receberá os pacientes regulares da unidade municipal (sem Covid-19), liberando leitos para que Natal atenda os casos da pandemia.
Em outra frente, o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), por meio da professora Angela Ferreira, do Departamento de Odontologia, está auxiliando o estado na campanha “Disque prevenção ao Coronavírus”. Um projeto de extensão recrutou voluntários da UFRN e outras universidades da capital para ajudarem com informações à população em geral sobre o novo Coronavírus. O serviço acontece das 7h da manhã até às 11h da noite. Pelo menos 70 pessoas estão envolvidas nesta ação. O telefone é: 84 – 3190-0700.
Em um trabalho mais especializado, o Instituto de Medicina Tropical da (IMT/UFRN) disponibilizou a linha 84 – 3342-2300 para atender as pessoas que tenham algum sintoma. O serviço que conta com auxílio de profissionais de várias unidades da UFRN funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com objetivo de evitar que as pessoas sobrecarreguem as unidades de saúde ou se exponham à doença saindo de casa.
Matéria completa no site da UFRN.
Fonte: UFRN

Comentários