ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO: Alunos do cursos de música Ead (UERN) e Egressos do curso de Educação Física (UFRN) marcam o protagonismo universitário no polo.

Buscando fortalecer os vínculos universitários, os estudantes do curso de música EaD UERN deram um show na abertura do Encontro de Integração dos estudantes EaD 2022.1, realizado no dia 19 de fevereiro, no auditório do Polo. Com muita maestria e desenvoltura, os graduandos se apresentaram musicalmente para plateia do evento, pondo em prática conhecimentos teóricos e empíricos, certamente, já assimilados pelos componentes curriculares do curso. Uma belíssima apresentação, impulsionando a promoção de novos eventos, que possibilitem o protagonismo universitário.



Há em formulação um Projeto de Extensão - "Sons do Campo" - para trabalhar, interdisciplinarmente, com os Cursos de Música e de Educação do Campo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O objetivo central é de levar a arte música para a zona rural do município de Marcelino Vieira, bem como, inserir a música como proposta pedagógica nas Escolas do Campo, como meio de combater a indisciplina, a evasão escolar e promover o enriquecimento cultural e a troca de experiências. 

Para o Assistente a Docência, professor Romualdo Carneiro, e para a Coordenadora do Polo, Francimeire Cesário, o projeto está em construção e contará com várias parcerias como: as coordenações de cursos, associações culturais e da secretaria municipal de educação. É uma forma do graduando viver a universidade e interagir com a sua comunidade, com o lugar no qual ele está inserido, é um momento onde a universidade começa a cumprir o seu papel social, ressaltou Romualdo. 

O encontro de integração de estudantes também teve a participação dos egressos do cursos de Educação Física da UFRN. Os egressos  testemunharam o enriquecimento acadêmico e humano que tiveram ao longo dos quatro anos do curso, relataram as vivências universitárias no Polo, por exemplo os projetos de extensão, as dificuldades vividas e o espírito colaborador criado ao longo dos anos. José Nilson, Educador Físico egresso do Polo, afirmou que  a Educação a Distância foi crucial para sua formação, pois oportunizou o acesso a uma universidade pública e gerou expectativas de vida para conseguir algo de bom em sua vida. 




Convidar os egressos a fazer parte dos eventos universitários do Polo possibilita a continuação do vínculo deles com a instituição, e permite mostrar a sociedade e aos discentes ativos que a educação é o principal caminho para se ter bons encaminhamentos na vida (pessoal e profissional), reforçou Francimeire Cesário. 

Ademais, vamos nos empenhar na realização de ações e projetos que integre e engaje os estudantes com o Polo e com a comunidade.

Comentários