A universidade invade o campo: graduandos do projeto Sons e Vozes do Campo cantam e encantam os alunos da Escola Rural Seledon José do Nascimento.





Ontem, 21, foi dia de mais uma atividade pedagógica do Projeto Sons e Vozes do Campo, que atende a escola municipal Seledon José do Nascimento, localizada na comunidade rural sítio Vaca Morta.

A atividade desenvolvida pelos universitários abordou conteúdos de Geografia que, didaticamente, foi planejada de forma interdisciplinar, interagindo com outras disciplinas como  arte, a música e a literatura. 

Segundo o tutor presencial do curso de Geografia, Francisco Alves, para a atividade ser planejada e executada, ela seguiu um rigoroso estudo, envolvendo os tutores presenciais, coordenação do polo, assistente à docência e a professora da escola do campo.

Tudo foi considerado importante: o currículo de estudo da escola, o público a ser atendido, o material didático a ser produzido e a interdisciplinaridade dos conteúdos. A aula foi organizada seguindo uma sequência didática, no começo uma dinâmica de apresentação e integração, acompanhada com música ao vivo e instrumental; apresentação de um instrumento musical, despertando o interesse pela música e seus sons; a aula interativa voltada para o tema "Estações do ano"; um vídeo e por fim a confecção de produto pedagógico, um pluviômetro.  ressaltou Francisco,

Na avaliação da coordenação do polo, o evento foi um verdadeiro sucesso, pois os objetivos do projeto estão sendo valorados e atingidos. Os universitários estão podendo vivenciar a prática docente e aplicar os estudos teóricos apreendidos na faculdade; além disso, o projeto está levando a universidade a comunidade, principalmente ao campo, interiorizando o saber acadêmico e dando vozes e protagonismo aos alunos rurais, destacou a professora Francimeire Cesário.

Para os universitários a experiência de está participando do projeto é indescritível, gratificante e que não há preço, afirmaram ao ao blog os graduandos Thales Galdino e Marília Daniele. De forma geral, todos estão maravilhados e empolgados para as novas atividades que virão.

O projeto reúne graduandos dos cursos de Geografia e Letras Português, vinculados a Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e dos cursos de Educação do Campo e Música, vinculados a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 











Comentários